Posso colocar tela de proteção no meu apartamento?

Sim, a rede de proteção é um item de segurança e não altera a fachada, inclusive, em sendo necessário, o condômino poderá fazer uso judicial para sua instalação.

Assim, atualmente é praxe dos Condomínios apenas padronizarem os materiais, tamanho dos espaços existentes entre os “gomos” da tela e forma de instalação, no afã de harmonizar esteticamente.

Entretanto, em caso de qualquer intercorrência que o Condômino enfrente no sentido de objetivar a proibição e/ou multa em decorrência da instalação da rede de proteção, é aconselhável que o interessado busque auxílio com o profissional de sua confiança no afã de garantir seus direitos.

Porém, compartilho do entendimento de que, se existir alguma forma de padronização do equipamento aprovada pela Assembléia a mesma deverá ser respeitada, sob pena de multa e outras sanções contidas em cada comunidade condominial.

“TJ-MG – 200000045228780001 MG 2.0000.00.452287-8/000(1) (TJ-MG) – Data de publicação: 10/08/2004 – Ementa: COMINATÓRIA – CONDOMÍNIO DE EDIFÍCIO – INSTALAÇÃO DE REDE DE PROTEÇÃO – ALTERAÇÃO DA FACHADA – INOCORRÊNCIA. – Não há que se falar em descaracterização das linhas arquitetônicas do prédio em razão da colocação de rede de proteção nas janelas e sacada da unidade residencial, mormente quando inspirada na segurança de menores.”

Facebook Comentários

Alexandre Berthe Pinto
Alexandre Berthe Pinto
Advogado, Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo; Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB-SP; Membro da Associação dos Advogados de São Paulo; Cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD), É Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde.

Deixe uma resposta

Contato
%d blogueiros gostam disto: