Infiltração, o que fazer?

Saiba como lidar com o problema de infiltração sem grandes dores de cabeça.

Em algum momento da vida será preciso lidar com infiltrações, vazamentos ou goteiras em casa. E resolver esses problemas requer saber informações sobre o assunto e paciência, e morando sozinho é ainda mais precioso saber lidar com essas adversidades. Leia as dicas que daremos e evite quebradeiras e gastos exorbitantes em lojas de materiais de construção e mão de obra.

Existem dois tipos de infiltração, as que ocorrem por causas internas e outras por causas externas. O primeiro caso surge normalmente por problemas em canos que estragam, seja na própria casa, ou em casos de imóveis geminados, o problema pode vir da casa do vizinho.

Já as causas externas ocorrem pela umidade ou chuva muito frequente. A infiltração se não resolvida logo pode causar mofos, descascar paredes, agredir esquadrias externas e até estourar revestimentos das paredes e pisos.

Diversos motivos podem fazer as infiltrações surgirem, por exemplo, estragos estruturais sejam por tempo ou por mão de obra desqualificada. Por isso é importante saber quem trabalha bem e que não peque na hora de finalizar os rejuntes, se atente também nos tipos de piso que serão utilizados nas áreas molhadas, opte por cerâmicas cruas que absorvam água.

As infiltrações mais frequentes ocorrem em ambientes que normalmente são mais molhadas, como banheiro, cozinha, varanda, e nos casos de apartamentos, as áreas externas.

 

Como prevenir infiltrações

A prevenção ocorre na hora da construção ou reforma do imóvel. Atualmente existem muitos produtos que evitam infiltrações, ainda na execução da obra. Outra forma é o uso de silicone, se ocorre a aplicação em uma janela externa, por exemplo, já é eliminada 90% das infiltrações.

Existem outras formas de prevenção. Quem mora em apartamento, é importante sempre verificar se não está ocorrendo algum vazamento nas tubulações no apartamento de cima, pois esse é um problema recorrente. Já nas casas, fique sempre atento ao estado do telhado, se ele danifica, pode causar infiltrações.

Quando surge uma infiltração na parede é preciso analisar o ponto oco, para ver se as tubulações estão íntegras, mas para isso é preciso de mão de obra qualificada. Para as infiltrações causadas por incidências externas pode ser feito uma pintura com tinta hidrofugante para amenizar, porém para solucionar o problema é preciso ser feito o processo de impermeabilização.

Evite dores de cabeça, antes de comprar um imóvel. Verifique as condições, principalmente hidráulicas. Fique atento também ao tipo de piso nas áreas molhadas, se as janelas possuem pingadeira e silicone de vedação, se o telhado está em boas condições ou se há alguma infiltração aparente. Todo cuidado é pouco para que não corra risco com gastos fora do orçamento.

Por

Jacqueline Gonçalo – Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

jacquelineap.goncalo@gmail.com

Facebook Comentários

Deixe uma resposta

Contato
%d blogueiros gostam disto: